Osteomielite Aguda
- Dra. Priscila Branas
- 28 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
O que é a osteomielite?
A osteomielite aguda é uma infecção do osso, geralmente causada por bactérias, cujos sintomas se iniciaram a menos de 14 dias.

Qual é a causa da doença?
A osteomielite é causada por bactérias que infectam o osso. Nas crianças, essa infecção geralmente ocorre por causa hematogênica, ou seja a bactéria, por algum motivo, cai na corrente sanguínea e invade o osso.
O motivo da presença da bactéria no sangue nem sempre é clara.
Mais raramente, a infecção pode ter origem em algum machucado na pele, fratura exposta ou após procedimentos cirúrgicos.
Quais são essas bactérias?
A causa mais comum das osteomielites em crianças e adolescentes é o Staphylococcus aureus, bactéria que muitas vezes está presente na nossa pele, sem causar mal algum.
Em crianças pequenas, a bactéria chamada Kingella kingae também é bastante prevalente.
Causas menos comuns de osteomielite são: tuberculose, Salmonella, Pseudomonas aeruginosa, Haemophilus influenzae, fungos, entre outros.
Quem tem mais chance de ter osteomielite?
A doença é mais comum em crianças pequenas (menores de 5 anos). Além disso, fatores de risco como problemas de imunidade, anemia falciforme, lesões de pele e uso de cateteres vasculares aumentam a chance de se desenvolver a doença.
Quais são os sintomas?
No início os sintomas podem ser bastante inespecíficos como mal-estar e febre baixa. Com o passar dos dias, a criança pode apresentar febre mais alta e mais frequente, além de dor, edema/inchaço e vermelhidão no membro afetado. Muitas crianças passam a mancar ou não conseguir sustentar o peso na perna acometida. Bebês muitas vezes ficam irritados e incomodados quando pegos no colo.
Os ossos mais comumente afetados são os inferiores: fêmur, ossos das pernas e dos pés.
Como é feito o diagnóstico?
Toda criança ou adolescente com suspeita de osteomielite deve ser avaliada por um médico. O diagnóstico é feito com base nos sintomas relatados, exame físico, exame de imagem e exames de sangue.
Deve-se solicitar Rx , tomografia ou ressonância do membro a depender do caso. Os exames de sangue geralmente vêm com alteração como leucocitose (aumento das células de defesa) e aumento de provas inflamatórias (como proteína C reativa, velocidade de hemossedimentação e procalcitonina). Devem ser coletada culturas (exame para se identificar qual a bactéria causadora da doença) a fim de se escolher o melhor antibiótico para o tratamento.
Como é feito o tratamento?
Uma vez diagnosticada a osteomielite, deve-se iniciar o tratamento com antibióticos o mais rápido possível.
O início do tratamento deve ser realizado em regime de internação hospitalar e com antibióticos endovenosos.
O paciente deve ser avaliado pelo pediatra infectologista e pelo cirurgião ortopedista. Em alguns casos é necessário algum procedimento cirúrgico.
A criança ou adolescente poderá ter alta quando apresentar melhora dos sintomas e dos exames.
O tratamento deve ser continuado em casa com antibióticos. O tempo completo de tratamento é prolongado, durando cerca de 4 semanas, a depender do caso.
Como é o acompanhamento?
Todo paciente deve ser acompanhado pelo infectologista e pelo ortopedista após a alta, a fim de se avaliar a eficácia do tratamento e possíveis sequelas.
Comentarios